Ideias de lanches para escola: surpreenda seu filho com opções deliciosas, criativas e saudáveis!
As ideias de lanche para escola do seu pequeno vão ficar ainda mais criativas e nutritivas com nossas dicas e informações. Fique com a gente e confira!
Ahh, que delícia ser criança, não é mesmo, papais?! Nessa fase da vida os pequenos recebem uma porção de novos aprendizados todos os dias, formam hábitos pelo que veem dos pais e educadores que os cercam, além de se inspirarem com os coleguinhas da escola.
Mostrar aos pequenos desde cedo que uma refeição saudável pode ser gostosa e divertida é uma bela semente que você planta de bons valores para os adultos que eles se tornarão no futuro, afinal, eles só aprendem a gostar e dar valor ao que você oferece a eles.
Com uma variedade de alimentos saudáveis e nutritivos todos os dias, você ensina, de forma sutil, o bom hábito de ser simples e criativo até na hora de preparar uma refeição.
Para reforçar essa visão de hábitos que decidem o comportamento no futuro, as especialistas e presidentes dos Departamentos Científicos de Nutrologia e de Aleitamento Materno, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) Virgínia Weffort e Elsa Giugliani, explicaram em seu artigo “Alimentação saudável na infância e adolescência”, publicado no portal da organização, que “a alimentação das crianças e adolescentes é um ponto muito importante para a programação de uma vida saudável e de qualidade”.
Com toda essa importância sobre o assunto, vamos te ajudar, de forma prática e completa, a desenvolver o hábito de preparar boas refeições para os pequenos, adequando-o primeiro na sua rotina, depois encaixando essa atividade com leveza no seu dia a dia agitado e cheio de responsabilidades. Como? Passando informações importantes sobre o assunto, ajudando a se planejar para preparar essas refeições, além de trazer algumas ideias de lanches para a escola (com vídeos para ficar mais fácil e rápido de entender 😉).
Sem apelar para o “politicamente correto”, os principais ganhos que você terá com isso são descobrir que seu filho vai aprender a ser uma pessoa saudável seguindo seu exemplo e proporcionar a ele condições favoráveis para explorar e aproveitar o máximo de sua capacidade para aprender, se concentrar e ganhar mais imunidade contra doenças (o que é muito comum nessa idade, não é mesmo?).
Por que preparar a lancheira do seu pequeno é tão importante?
Em uma rotina onde cada minuto é valioso e, muitas vezes, milimetricamente planejado, torna-se tentadora a ideia de comprar lanches prontos para apenas colocar na lancheira e levar o pequeno e sua lancheirinha para a escola, não é mesmo? Mas, esse caminho sem volta pode trazer sérios problemas de médio a longo prazo, não só para a saúde do pequeno como também para a sua. Quer ver só?
Ao considerar colocar na lancheira do pequeno todo dia aquele lanchinho prático e altamente industrializado, comprado no supermercado, podemos entender que serão consumidos 5x por semana, o que dá, aproximadamente, 22 dias no mês. Somando esses números, temos 264 dias no ano! Com isso, já dá para prever o resultado na saúde do seu pequeno, né?
Para cada idade há uma necessidade nutricional que deve ser suprida na alimentação. O metabolismo de uma criança é diferente do metabolismo de um adulto, pois ele exige muito mais energia e recursos nutritivos, uma vez que está a todo vapor para proporcionar o crescimento necessário para essa fase, sem causar danos ou prejuízos ao desenvolvimento físico e intelectual nesse momento tão decisivo de formação do corpo e da mente do pequeno.
O hábito de planejar as refeições do seu pequeno
Já na vida adulta entendemos que o hábito de planejar a execução de tarefas evita erros, traz um melhor aproveitamento de recursos (como tempo e $$), além de gerar paz em nossos corações por termos a consciência de que fizemos o que tinha de ser feito (e vamos combinar que, ter paz, não tem preço… rs).
Então, uma das formas de criar o hábito de preparar as refeições saudáveis do seu pequeno é planejá-la com antecedência em um momento livre de grandes preocupações, como os finais de semana, ou deixar alguns elementos semiprontos no dia anterior, por exemplo.
Esse momento de preparo é ótimo para colocar as ideias no lugar e reforçar um vínculo emocional com seu pequeno, seja colocando amor no preparo dos alimentos, ao ponto de as refeições tornarem-se uma comida afetiva para eles, ou até mesmo marcá-lo com boas lembranças de interação ao convidá-lo para participar do momento de preparo.
Esses entrosamentos vão produzir ganhos incomparáveis e permanentes para vocês dois, pois, além de passarem mais tempo juntos, você terá a oportunidade de ensiná-lo e corrigi-lo de forma divertida com relação a tudo o que ele precisa aprender sobre alimentos, assim como cores, cheiros, texturas e importância de cada um, ou seja, lições que vão perdurar a vida toda.
Para ajudar a planejar a refeição alimentar, você também pode criar um calendário semanal contendo os principais alimentos a serem preparados e deixá-lo com fácil acesso para a “hora da mão na massa”.
Lista com ideias de lanches para escola
Para começar abordando esse tópico com mais profundidade, vamos trazer para esse papo o que dizem as especialistas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Elas afirmam que “os lanches têm a função de dar energia às crianças entre duas refeições principais. O correto é que a criança coma um alimento fonte de carboidrato, uma fruta, uma proteína e uma bebida nesses intervalos.”
Mas, trazer esses elementos oferecendo-os de “qualquer jeito” pode virar uma barreira na hora de se alimentar, porque assim como os adultos, as crianças também “comem um alimento primeiro com os olhos” e, depois que o interesse é despertado, levam à boca.
É preciso ter na lancheira dos pequenos muita variedade, cor, sabor, diversão (vale usar cortadores de alimentos em formato de bichinhos para moldá-los em formatos especiais) e, principalmente, atender as necessidades nutritivas, considerando as respectivas restrições alimentares recomendadas pelo pediatra.
Então, vamos a algumas ideias de lanches para escola agrupando os alimentos de acordo com as recomendações dos especialistas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Proteína | Carboidratos | Vitaminas e Minerais / Frutas | Bebidas |
Iogurte natural | Goma de tapioca | Banana | Água |
Coalhada | Farinhas saudáveis (aveia, coco, chia, quinoa) | Morango | Suco de Frutas natural, sem coar ou peneirar |
Frango desfiado | Cookies caseiros | Uva | |
Carne moída | Panquecas | Mexerica | |
Ovo mexido | Bolo salgado | Laranja | |
Atum | Pão integral | Ameixa | |
Tofu | Pão de batata doce | Pêssego | |
Pasta de grão de bico com tahine | Aipim | Kiwi | |
Oleaginosas (nozes, sementes, amêndoas, amendoim) | Inhame | Maça |
Três ideias de receitinhas para a lancheira do seu filho (com vídeo demonstração)
Nós preparamos um conteúdo especial com algumas ideias de lancheiras superfofas que você pode preparar em casa para o pequeno se deliciar e se divertir na hora do recreio da escola.
Vem ver!
Receitinha 01: Pão de forma com muçarela e biscoitinhos amanteigados saudáveis e veganos
Ingredientes:
- 224 gramas de farinha de amêndoas (2 xícaras medida)
- 60 gramas de açúcar demerara* (4 1/2 colheres de sopa)
- 30 ml ou gramas de azeite extra virgem (2 colheres de sopa)
- 30 ml ou gramas de água (2 colheres de sopa)
- 1/8 de colher de chá de sal (opcional) (2 pitadas)
Modo de Preparo:
1. Em um recipiente, adicione e misture os ingredientes secos
2. Adicione neste mesmo recipiente os ingredientes úmidos e misture
3. Conforme o movimento, forme uma massa massa bem homogênea com as mãos
4. Separe pequenas quantidades da massa e forme os biscoitos (nesse momento, vale usar forminhas para que fiquem em formatos especiais)
5. Coloque os biscoitos em uma forma e leve ao forno em 180º graus por 20 minutos
6. Deixe esfriar por meia hora para ganhar consistência de crocrância
7. Sirva
Uma viagem ao mundo do sabor
Conheça o parceirinho do seu pequeno para a hora mais gostosa do dia. É uma viagem incrível, uma explosão de novos sabores.
Receitinha 02: Pão de queijo, cenourinhas e tomatinhos, muffin de aveia com gotas de chocolate e salada de frutas.
Ingredientes:
- 4 colheres de sopa de farinha (ou farelo de aveia)
- 3 colheres de sopa de aveia
- 1 colher de sopa de cacau em pó
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo
- 1 colher de sobremesa de fermento
- Cerca de 1/4 de xícara de chá de água
- 1 banana amassada
- Chocolate em pedaços e gotas de chocolate meio amargo (opcional)
Modo de Preparo:
1. Em um recipiente, adicione a farinha, a aveia, o cacau, o açúcar, o fermento e misture.
2. Gradualmente, vá acrescentando a água e misturando até começar a formar uma massa (caso preciso, pode colocar um pouco mais de água, pois a massa não pode ficar dura).
3. Coloque a banana amassada e misture bem.
4. Finalize com o fermento e misture até incorporar.
5. Despeje a massa em forminhas de papel, até a metade, adicione pedacinhos de chocolate e depois cubra com a massa (até faltar um dedo para preencher toda a forminha).
6. Salpique gostas de chocolate por cima e leve ao forno preaquecido a 180 ºC por cerca de 20 a 25 minutos.
7. Agora é só servir.
Um lanchinho com os amiguinhos da selva
Os bichinhos da linha Animal Fun vão invadir a hora do lanchinho do seu pequeno com muitas cores e diversão.
Receitinha 03: Pão de gergelim com queijo, salada (mix de alface, tomatinho cereja e ovo de codorna) mix de nuts e iogurte com mel e frutas
Como preparar o Iogurte com mel e frutas:
Ingredientes:
- 1 pote de iogurte natural mel
- 1 colher (sopa) de aveia em flocos
- meia colher (chá) de sementes de chia
- meia xícara (chá) de morangos fatiados, 1 castanha-do-pará picada grosseiramente
Modo de preparo:
1. Em um recipiente, misture o iogurte com a aveia e as sementes de chia.
2. Em um recipiente com tampa, coloque metade da mistura de Iogurte, distribua os morangos fatiados, cubra com a outra parte da mistura e salpique a castanha-do-pará.
3. Leve para gelar até o momento de servir.
Para lanchinhos fofinhos
Conheça os companheiros superfofos que vão acompanhar seu pequeno na hora do lanchinho.