5 Filmes que ajudam as crianças a lidarem com os sentimentos
Se há uma certeza, é a de que todos nós, seres humanos, teremos de lidar com sentimentos e emoções que não gostamos em algum momento da vida. E acredite: não é apenas com os adultos que isso acontece. As crianças também passam por desafios típicos de seu desenvolvimento e, assim como nós, sentem medo, frustração, raiva…
A boa notícia é que desde cedo elas podem começar a ser estimuladas a desenvolverem a tão falada inteligência emocional, que resumidamente, é a capacidade de compreender e lidar com os próprios sentimentos de forma assertiva, que não prejudique a si mesmo e nem ao próximo.
E é aí que o papel dos pais e cuidadores se mostra mais uma vez fundamental: “Crianças são como esponjas. Elas absorvem tudo ao seu redor e aprendem vivendo. Então, mesmo que os pais não façam ou digam nada sobre determinadas situações, elas vão agir pautadas no que sentem”, conta a psicóloga Leticia G. Gonçalves, especialista em psicologia da maternidade e educadora parental certificada, autora da página @conversaentremarias, e do livro “Chorar faz bem, falar também” (Coleção Conto com Você).
Como ajudar a criança a lidar com sentimentos?
Se você deseja compreender melhor ou até mesmo ajudar sua criança a lidar com os diversos sentimentos, saiba que já na aquisição da linguagem, que acontece por volta dos 18 meses, é possível introduzir na rotina um pouco mais sobre quais sentimentos existem, dando nome a eles. E depois, pensando em formas de lidar com aquilo que se sente.
“Nesse sentido os pais podem ajudar muito, mostrando como eles mesmos agem quando estão com medo, frustrados, com raiva ou felizes. O exemplo segue sendo a melhor forma de ensinar”, diz a especialista.
Mas se você não sabe por onde começar a falar com seu filho sobre os sentimentos ou a ajudá-lo a lidar com determinadas emoções, os filmes podem ser grandes aliados. Isso porque as crianças lidam melhor com situações concretas. E quando elas veem em filmes e livros uma história, elas se identificam. A ponto de conseguirem nomear e compreender com mais facilidade o que sentem. “Basicamente, o que acontece é que elas trazem para o campo do consciente aquilo que estava inconsciente. É o que chamamos de gatilho”, diz Letícia.
E foi pensando nisso, que trouxemos aqui algumas indicações de filmes bem interessantes quando o assunto é pensar e falar sobre emoções. Cabe dizer que os pais devem assistir junto com os filhos, até para compreenderem bem o enredo e poderem abordar as situações com a criança depois.
É importante que se tenha um diálogo sobre o que foi visto. Não precisa ser imediatamente após o filme. Mas em momentos de relaxamento, como antes de dormir. “Os pais também podem fazer perguntas sobre o que foi visto e deixar a criança contar sua própria versão, por exemplo: “Você gostou do filme? O que você sentiu quando aconteceu tal coisa com o personagem? Você já se sentiu como o personagem? Consegue me contar uma situação em que você agiu como o fulano no filme? E, por fim, é importante que os pais compartilhem o que sentiram e o que filme trouxe de ensinamento para eles também”, diz a psicóloga.
Em tempo: crianças muito pequenas têm menor capacidade de se manter atentas às histórias longas. Para elas, os livros ou até mesmo desenhos curtos, com cerca de 10 minutos, podem funcionar muito bem!
5 Filmes para crianças indicado por psicóloga
1. Soul
Com dois Oscars conquistados esse ano, de melhor animação e trilha sonora original, o filme fala sobre propósito de vida e o valor das pequenas coisas. Pode ser bem assimilado por crianças a partir dos 5 anos.
Sinopse: Joe, o personagem principal, é um professor de música do ensino médio, apaixonado por jazz, que vive a frustração por não ter sido um popstar. Em vez disso, ele dá aulas para adolescentes. Mas um belo dia ele recebe o convite mais esperado de sua vida, porém a caminho de realizar seu sonho, ele morre. E é aí que Joe viaja para uma outra dimensão e realidade. E é ajudando outra pessoa a encontrar sua paixão que ele descobre o verdadeiro sentido da vida.
2. Viva – A Vida é uma Festa
Fala sobre como lidar com o luto, honrar os antepassados, valorizar a família. Com crianças a partir de 6 anos terá significados mais simples, sobre como seguir sempre seus sonhos.
Sinopse: Retrata a história de Miguel, um menino de 12 anos, que sonha em ser um músico famoso. Porém, toda sua família não aprova esse desejo justamente porque no passado o tataravô de Miguel abandou a família para viver de música. E, claro, todos têm medo que a história se repita. Ainda assim, Miguel tem talento e segue o seu coração e o final é surpreendentemente lindo.
3. Divertidamente
O longa funciona bem para crianças a partir de 4 anos, e ensina a nomear os sentimentos, mostrando a função de cada um deles e que não há sentimento feio ou ruim. Todos têm o seu motivo de existir e são importantes.
Sinopse: A mudança de casa da família de Riley, uma menina de 11 anos, mexeu com as emoções dela. Todo o filme se passa na cabeça de Riley e os personagens que dividem cena com ela são as próprias emoções: Raiva, Medo, Nojinho, Tristeza e Alegria. Ao longo do filme, a criança pode ver o que acontece quando cada emoção é ativada. Respeito à diversidade, vida em sociedade, empatia e cooperação são outros conceitos trabalhados no filme.
4. Up – Altas Aventuras
É um filme com a capacidade de ser adorado pelos menores e pelos maiores, que trabalha a amizade e o respeito com os mais velhos, mostrando que os mais novos também têm muito a ensinar. Crianças a partir de 3 anos já conseguem se prender um pouco mais na narrativa.
Sinopse: Carl é um senhor de 78 anos, vendedor de balões, que está prestes a perder a sua moradia, onde ele viveu os melhores momentos de sua vida ao lado da sua esposa, já falecida. E aí, para tentar fugir desse cenário, Carl coloca balões em toda a sua casa, que levanta voo. E assim, ele pretende deixar para trás seus problemas. O que ele não sabe é que Russel, um garotinho de 8 anos, embarcou nessa viajem junto com ele!
5. Cada Um em Sua Casa
Um filme que fala sobre o respeito às diferenças e sobre a arte de buscar ser feliz em meio às adversidades. Crianças a partir de 3 anos já se sentem mais envolvidas com a narrativa do filme.
Sinopse: O planeta Terra foi invadido por uma série de alienígenas que estão procurando uma nova casa. Só que a protagonista, Tip, consegue fugir e conhece Oh, um alienígena que foi exilado do seu grupo de origem. E então, eles se tornam amigos, verdadeiros cúmplices. Ambos tentando fugir da loucura que a vida deles se tornou. Uma relação bem improvável, porém, que deu muito certo. Assim como pode acontecer na vida quando deixamos de lado o preconceito e nos abrimos à empatia.
6. Touro Ferdinando
Esse filme é perfeito para trabalhar estereótipos e mostrar que não existe um jeito certo de ser e que no mundo sempre tem lugar para todos. O que importa é ser aquilo que nos faz bem e ir em busca do que queremos. É melhor aproveitado por crianças a partir dos 4 anos.
Sinopse: Calmo e tranquilo, Ferdinando é um touro completamente diferente dos outros. Ele cresce em tamanho e força, mas continua com a mesma personalidade, que não é a mais esperada para um touro. Só que, um dia, vão até a sua fazenda e o levam, acidentalmente, para touradas em Madri.