fbpx
Canções de Ninar - Buba Produtos para Bebês

Os efeitos das canções de ninar

Elas contribuem para o conforto e a segurança que o bebê precisa para adormecer.

Pode acreditar: canções de ninar para a criança pegar no sono não é história para boi dormir! Essas músicas realmente têm o poder de fazer o filhote adormecer. “Elas possuem características ancestrais de ritmos que embalam e tendem a desacelerar com frases longas e ligadas”, explica a musicoterapeuta Bárbara Cabral (RJ).

Mas, embora sejam usadas por gerações, elas não funcionam como um passe de mágica. Por trás do ato de ninar, há uma espécie de ritual com um grande significado – e é aí que está o segredo. “Quando ninamos um bebê estamos oferecendo um espaço de conforto, pertencimento e segurança para que ele se entregue ao sono”, afirma Bárbara.

Em um só ritmo

Alguns pais podem ter receio de soltar a voz para fazer o filhote dormir, mas são eles os intérpretes ideais para esse momento. “Quando cantamos, a criança se conecta com a nossa voz que, ao trazer tranquilidade, auxilia para o relaxamento necessário ao adormecer”, ressalta a psicóloga Jaqueline Belmudes (SP).

3 passos para o bebê dormir

  • Inicie a canção no ritmo do seu filho. Acompanhe a respiração do pequeno e comece.
  • Aos poucos, vá reduzindo o ritmo e o volume.
  • Também vá prolongando as frases.

“Para perceber os ritmos do bebê, observe os seus ritmos orgânicos, como, por exemplo, a respiração pelo movimento do diafragma. Busque respirar com o bebê para você se sintonizar com esse ritmo, ou observe se há movimentos nos membros etc. Após isso, vocês vão desacelerando juntos tendo a canção de ninar como um transporte para pegar no sono”, ensina Bárbara.

Playlists que podem colaborar

Além da nossa voz, os pequenos também podem se acalmar com playlists de ruído branco (white noise). Esse sinal sonoro contém todas as frequências na mesma potência e pode abafar outros sons do ambiente. Mas o grande benefício para os pequeninos é que ele se assemelha ao barulho de um lugar muito reconfortante para eles: o útero materno.

Jaqueline recomenda que o ruído branco seja reproduzido já na hora de adormecer. “O volume deve ser adequado para isolar sons externos e os aparelhos eletrônicos devem ficar afastados, especialmente da cabeça do bebê, em modo avião e com Wi-Fi desligado, evitando interferência de campos eletromagnéticos no sono”, aconselha.

Mas também vale experimentar outras opções. “A melhor playlist para os bebês dormirem é aquela que também acalma os responsáveis que estão ninando o bebê”, coloca Bárbara.

A musicoterapeuta indica que as músicas escolhidas sejam agradáveis para todos, pois os pequenos são sensíveis e percebem se nós também estamos calmos (o que é fundamental para a hora de dormir). Outra dica é que o volume das músicas não oscile na troca de uma faixa para outra, para não assustar o filhote.

Cuide da rotina

As canções de ninar podem fazer parte do ritual diário da hora de dormir, assim elas se tornam mais um meio de o bebê assimilar que está chegando o momento de descansar. E não perca o ritmo: repetindo esses pequenos cuidados todos os dias, os pequenos vão entendendo seu significado e a noite promete ser mais tranquila para toda a família.

“Bebês e crianças precisam se sentir seguros para adormecer. Eles percebem tudo à sua volta e necessitam da ajuda do adulto para regular suas próprias emoções e trazer o conforto, segurança e relaxamento de que precisam para esse momento”, conclui Jaqueline.