Quando cortar a unha do bebê?
Cuidado é fundamental para manter a higiene do pequeno – e mais fácil do que parece!
As mãos podem ser pequenininhas, mas as unhas crescem do mesmo jeito… é por isso que os recém-nascidos, a partir do momento em que chegam em casa, já podem ter as unhas aparadas.
Esse cuidado, aliás, é fundamental já que os pequenos têm o hábito de colocar as mãos na boca, e unhas compridas podem ser a porta de entrada de microrganismos, além de oferecer o risco de arranhões. E se você quer saber quando cortar a unha do bebê e como fazer esse procedimento da maneira mais segura, confira as informações a seguir.
Afinal, quando cortar a unha do bebê?
“Para saber a hora certa, é como fazemos com as nossas próprias unhas, olhando. Não espere o bebê se arranhar para cortar. Mantenha as unhas rentes à pele”, aconselha a enfermeira obstetra Mariana Faria (MS).
Mas apesar de ser um cuidado básico e recorrente, é natural sentir um certo receio – e o medo de machucar o filhote? Para garantir a segurança, Mariana sugere a escolha de equipamentos adequados e de um momento propício.
“Escolha um local bem iluminado e com a criança calma. Eu, por exemplo, cortava as unhas da minha filha amamentando. Quando o bebê é maior dá até para cortar dormindo, porque normalmente eles não gostam, choram, puxam a mão… As tesouras e cortadores específicos para bebês são os mais indicados, pois diminuem o risco de acidentes”, esclarece.
O que pode ajudar
Os equipamentos indicados para bebês possuem tamanhos menores, adequados para uso em crianças, além de outros detalhes que garantem o corte com precisão e segurança. É o caso de tesouras de pontas arredondadas e cortadores com lupas. Uma boa dica para compor o enxoval também são os kits de manicure, que acompanham tesoura, cortador e lixa, indicada para eliminar possíveis pontas depois do corte e evitar que encravem.
Sem medo
No momento certo e com os acessórios adequados, chegou a hora: corte em linha reta, e pode acreditar que vai dar certo! Com a prática, o ato se torna natural, como acontece com as nossas próprias unhas. O importante é não deixar esse cuidado de lado. “Unha cortada é higiene, assim como tomar banho e escovar os dentes. É função dos pais deixá-las sempre limpas e aparadas”, conclui Mariana.
Passo a passo para cortar as unhas do bebê
- Escolha um local bem iluminado
- Com a criança calma e um acessório adequado, corte em linha reta
- Se ficar pontas, retire delicadamente com uma lixa apropriada
As unhas não devem ser cortadas na maternidade, pois é um ambiente contaminado.